Powered By Blogger

domingo, 28 de novembro de 2010

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o debate socioambiental.

Sancionada em 02 de agosto de 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos representa um marco no avanço de questões relativas ao impacto do consumo da população no ambiente onde estão inseridas.Foram mais de duas décadas de discussões, inúmeras comissões e trâmites diversos. Prazo muito grande para um país que descarta cerca de 150 mil toneladas de lixo por dia.
Além dos municipios e estados terem de se adequar a planos de gerenciamento de resíduos, as empresas  do setor privado devem passar a adotar a logística reversa, pois, conforme a lei, os fornecedores de produtos ficam responsáveis pelo pós-consumo. Em outras palavras, o ciclo de vida dos produtos devem ser analisados e repensando a forma de descarte e reutilização, logo os fornecedores ficam responsáveis pelo recolhimento ou o retorno dos resíduos ou partes inservíveis do produto visando à correta destinação ambientalmente indicada. Inclui, também, o correto descarte em aterros, embalagens, resíduos da construção civil, dentre outros.

Para saber mais, acesse :
http://noticias.ambientebrasil.com.br/artigos/2010/07/30/58284-politica-nacional-de-residuos-solidos-pnrs-e-adequacao-das-empresas.html
http://www.lixoeletronico.org/blog/politica-nacional-dos-residuos-solidos-e-aprovada-com-obrigatoria-logistica-reversa-de-eletroni
http://www.rc.unesp.br/igce/planejamento/download/Projeto%20PNRS.pdf
Em minas: 


A Semana Mineira de Redução de Resíduos, que ocorreu durante os dias 20 e 28 de novembro de 2010 ampliou o debate sobre esta política (a PNRS) e suas repercursões. 
Durante o Seminário Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos, assistimos palestras que tinham como objetivo, se integrar sobre as atuais visões de diferentes setores da sociedade. Enfatizando o estado de Minas Gerais que é referência neste aspecto, um estado avançado, segundo Silviano Silvério, Secr. de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, MMA, que considerou,a logística reversa, como uma responsabilidade compartilhada no âmbito nacional de proteção ambiental e consciência de um consumo sustentável da população.

Sobre a Semana Mineira de Redução de Resíduos acesse: http://www.minasmenosresiduos.com.br
Mais comentarios sobre o seminário sobre políticas Nacional de Estadual de Resíduos Sólidos, em breve ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário