Powered By Blogger

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Mundo Verde ?

"Pense verde !" / "Juntos, por um mundo verde !" / "Iniciativa verde, por um mundo melhor"/ Somos verdes... verdes e verdes...
empresa de mineração ou mesmo marcas que roupa que influenciam o consumo, refrigerantes, perfumes, e diversas empresas capitalistas são verdes... E você , também é verde?

Logo, ser verde ou não, é também uma questão de conceitos...

Mas, já pensou o quanto paradoxal é a cor verde ?

Ao mesmo tempo que representa 'esperança', 'tranquilidade', 'equilibrio' e 'natureza'; o verde também é a cor do musgo, da podridão, da 'inveja'....

O movimento ambientalista não precisa de mais coisas paradoxais. Mas sim, de integrações, para se consolidar e assim, evoluir. Não podemos ficar estagnados ao pensamento ambientalista radical, devemos pensar que a sociedade e meio ambiente se integram, e essa relação causa diversos impactos. A questão é ter consciência do impacto que geramos no nosso planeta, agir e interagir com esse meio, da forma menos impactante. Mas como?

Outro dia li sobre o 'movimento turquesa' http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/eco/verde-nao-turquesa-232080_post.shtml, e fiquei pensando sobre exatamente a necessidade em evolução dos ideais ambientalistas..

Por mais que o tal movimento turquesa esteja ligada a marketing, ou algo parecido, podemos considerar a ideologia proposta, e adptar ao pensamento que eu introduzi acima. Não é só pensar no meio ambiente, pq ele não está só, não é uma coisa isolada, mas sim, integrada com as relações sociais. Talvez o azul ajude a mudar essa visão. (dando akeela viajada..) O azul representa o céu, o oceano, onde o pensamento pode fluir sem restrições, sem limites... inspirar o pensamento fora dos padrões e ir além... lembrar das infinitas possibilidades...
voltando ao concreto, isso possibilita a ruptura de estereótipos, mudança de paradigmas e tudo que promove a evolução do pensamento. Assim, baseado na possibilidade em se integrar o meio ambiental com o social, poderiamos considerar, ao mesmo tempo, a mistura do verde e azul, ou seja, turquesa. Com o movimento verde, é dificil classificar o grau de importância das coisas, um exemplo disso, são as hidrelétricas:
Ao mesmo tempo que fornece energia elétrica para a sociedade ocidental sustentar seus hábitos de consumo, com uma energia 'limpa'; entra em conflito com interesse das populações locais, como povos ribeirinhos e indígenas; além disso, existe a perda de biodiversidade e redução das áreas verdes, devido à barragem. Então, como definir o grau de importância desses fatos ?
Estudos ambientais são feitos, mas como relevar as questões culturais, além de alocação adequada da população? (...)
São estudos socioambientais, que precisam ser analisados e pensados
além da ideologia verde.
E o movimento turquesa pode ser pensado como evolução desse pensamento. Por que nãao? Pensa nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário